Atualmente pode ser considerado como uma das raças mais populares do país. Entre os cães nascidos e registrados anualmente, ele apresenta uma posição privilegiada. Nesta década, manteve-se entre as 20 raças com maior número de nascimentos no Brasil. É considerado como o rei dos Toys. Essa classificação se deu, principalmente, pelo fato de ser um cão de porte pequeno que não requer exercícios extras e que se adapta facilmente a reduzidos.
Origem e História
Esta raça é original da Alemanha, onde Pinscher significa "mordedor". A semelhança com o Dobermann, raça famosa como guardiã, não é à toa. Ambos descendem de um mesmo ancestral, o Pinscher Standard, do qual não se têm notícias no Brasil.
As origens são conhecidas e a sua presença aparece documentada por numerosas representações antigas. Sabe-se que o pinscher era encontrado nas florestas da Alemanha, há séculos, onde passou a ser criado. O verdadeiro movimento deu-se em 1895, com a fundação do pinscher Clube Alemão, que redigiu o primeiro padrão da raça. Mas especula-se que o pinscher descende do cruzamento do Italian Greyhound, com o pequeno techel.
Na Alemanha é encontrado dois tipos de tamanho: o médio e o miniatura. No Brasil só temos exemplares miniaturas. Há ainda outros tipos de pinscher na Alemanha e Estados Unidos: o Afghan Pinscher, que surgiu do cruzamento do Griffon e Schauzer, que são conhecidos como grandes caçadores de ratos, e o Pinscher Manchester, de tamanho maior, que foi usado na criação da raça Dobermann.
Como já foi dito, o Pinscher é muito parecido com o Dobermam e é considerado um excelente cão de guarda, às vezes mais atento que um cão com o dobro de seu tamanho. É a menor raça de guarda classificada pela Federação Cinológica Internacional.
É um cão muito agitado, que gosta de chamar a atenção de todos que estão à sua volta para si mesmo. Apesar de gostar de crianças, não se aconselha que conviva com crianças muito paquenas, pois podem machucá-lo, e conseqüentemente provocar nele uma reação violenta.
A cada cria costumam nascer de 4 a 6 filhotes. É um cão que dispensa maiores cuidados, o banho mensal já o suficiente para mantê-lo limpo, desde que seja escovado duas vezes por semana.
Uma boa ração e água é o suficiente para esse pequenino cão. Sua pelagem é curta e densa, suavemente assentada e lustrosa, sem falhas.
Pet Friends
Nenhum comentário:
Postar um comentário